INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E DISCURSOS MAL-DITOS
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PARA O COMBATE À DESINFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94539Palabras clave:
Desinformação, teoria dialógica do discurso, ensinoResumen
O artigo busca discutir a construção discursiva dos mal-ditos e do engano como mecanismo de desinformação para práticas de intolerância religiosa contra religiões de matriz africana, em diálogo com as práticas educacionais da área de Linguagens. Para isso, fundamenta-se teoricamente na Teoria Dialógica do Discurso, do Círculo de Bakhtin, a partir dos conceitos de dialogismo (Volóchinov, 2018), ato responsável (Bakhtin, 2017) e atitude responsiva (Bakhtin, 2016), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018). O trabalho é teórico, bibliográfico, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Concluiu-se que a construção discursiva dos mal-ditos sobre religiões de matriz africana, fundada em práticas colonialistas e racistas, entendidas neste artigo como não álibi (Bakhtin, 2017), funcionam efetivamente como mecanismo de desinformação por meio do engano, com claro desrespeito aos direitos das pessoas. Ainda, a partir do diálogo com os marcos legais e os fundamentos pedagógicos da BNCC, entende-se que os espaços educacionais são lugares de excelência para o combate à desinformação e a efetivação da cidadania a partir da construção coletiva de conhecimentos.
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