UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA
Resumo
Este trabalho apresenta reflexões sobre a utilização do Laboratório de Ensino de
Matemática (LEM) a partir de estudos descritivos. Baseia-se no livro O laboratório de ensino de matemática na formação de professores, de Sérgio Lorenzato, e em outros trabalhos mais atuais. Nesse percurso teórico, foram descritos e analisados os resultados quanto ao uso do laboratório, com a finalidade de investigar e compreender de quais maneiras o uso do LEM pode interferir no processo de ensino--aprendizagem da matemática. Este estudo apontou que a utilização do Laboratório de Ensino em Matemática, como recurso metodológico, possibilita que o aluno desenvolva habilidades que o ajudarão no processo de resolução de problemas, já que este contato desenvolve o raciocínio lógico, crítico e científico do aluno. Os resultados encontrados nos textos analisados mostram a existência de propostas de utilização do LEM que são eficientes alternativas metodológicas à disposição do docente, nas quais o professor é o mediador na construção do conhecimento, sendo assim uma contribuição para a mudança no sistema tradicional de ensino que rompe com os modelos mecanizados ao vincular a teoria à prática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)