A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: INTERIORIZAÇÃO E EFEITOS SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO NORTE DE MINAS GERAIS
Resumo
A inserção dos cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia está relacionada a um conjunto de políticas que visam ampliar e expandir a formação de professores no país. O presente artigo apresenta uma análise acerca dessa implantação, priorizando nela o entendimento da concepção que orienta a política de formação de professores. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que tem como método de interpretação o Materialismo HistóricoDialético (MHD). Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista com docentes dos cursos de licenciatura e a análise documental. Os resultados aqui apresentados foram organizados a partir das categorias de conteúdo sobre a interiorização dos cursos de licenciatura mediada pela expansão dos institutos e os efeitos sobre a profissionalização docente. O estudo aponta que os dilemas das licenciaturas são oriundos do próprio processo da formação de professores, que, historicamente, esteve marcado pelas distorções estruturais de uma política centralizadora e pelas contradições sociais que emergem da produção de vida materialDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)