EDUCAÇÃO E POLÍTICA: IMPLICAÇÕES CONCEITUAIS NO EXPEDIENTE DE THEODOR ADORNO

Autores

  • Antonio Charles Santiago Almeida Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Valkiria de Novais Santiago Universidade Estadual do Paraná

Resumo

O artigo aqui proposto constitui-se como leitura metodológica dos textos adornianos para, a partir de um registro temático, bem como de uma leitura interna da obra Educação e emancipação, sistematizar uma leitura filosófica da pedagogia política, ou seja, esboçar um caminho para a emancipação a partir de conceitos políticos que advêm do expediente teórico do pensador alemão Theodor Adorno. Desse modo, à luz de conceitos como autoridade, identidade, adaptação e cultura, intenta-se compreender o que para Theodor Adorno se configura como emancipação política, mais precisamente, educação contra barbárie na sociedade contemporânea. Nesse sentido, o objeto central deste trabalho de pesquisa é, justamente, fazer uma leitura filosófica, em termos adornianos, da pedagogia política e seu papel no que concerne à desbarbarização do mundo contemporâneo.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos