AS PRÁXIS DOCENTES E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
Este artigo sobre as Práxis Docentes e o ensino de Geografia busca fazer uma análise de como se dá a formação dos professores agregada aos processos de desenvolvimento da educação no País. A partir daí, pretende-se visualizar quais foram as mudanças que ocorreram na profissão docente, em destaque, na de Geografia, pois esta ciência passou por vários obstáculos até encontrar seu objetivo, dificultando assim a sua consolidação, o que repercutiu no modo de pensar dos seus teóricos como também dos acadêmicos da disciplina, que a absorvem como ciência de conhecimento do espaço, sem, contudo, fazer uma análise deste com o todo, particularmente com o cotidiano dos alunos, levando-os a se graduarem com conhecimentos específicos da Geografia, mas sem um olhar para o contexto global e até mesmo pedagógico, transformando-os meramente em reprodutores de teorias e não em educadores. Trata-se também da falta de políticas públicas educacionais, que contribuem para a deficiência do ensino e da aprendizagem através da parametrização dos conteúdos didáticos de Geografia pelos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)