A PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.91773Palavras-chave:
assédio moral, educação superior, ambiente de trabalhoResumo
O assédio moral é um fator degradante do ambiente profissional, constituindo-se na repetição intencional de gestos, palavras e comportamentos que expõem o indivíduo ou um grupo a situações humilhantes e constrangedoras, que acarretam consequências gravíssimas à saúde das vítimas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a percepção dos servidores técnico administrativos lotados na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Universidade Federal do Ceará, sobre o assédio moral no ambiente de trabalho. A pesquisa classifica-se como, estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Os resultados da pesquisa mostram que as ações consideradas como assédio moral não tendem para uma
frequência alta na escala Likert; no entanto, um percentual significativo de 61,7% dos respondentes considera que o servidor, ainda que estável, tem receio em formalizar uma denúncia de assédio moral.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 mar. 2023.
BRASIL. Senado Federal. Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal. Cartilha Assédio Moral e Sexual. Brasília, DF, 2017. 25p. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/cartilhaassedio-moral-e-sexual-no-trabalho. Acesso em: 15 mar. 2023.
DAMASCENO. T. N. F. Assédio moral em instituições de ensino superior (IES): o caso dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
DAMASCENO, Talita Natasha; ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. O assédio moral em Instituições de Ensino Superior (IES): o caso dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: ANDRIOLA, W. B. (org.). Jangadeiros da Educação: lançando redes sobre o Ensino Superior. Fortaleza: Editora da UFC, 2013. p. 313-344.
ERT, R. A. Technique for measurement of attitudes. Archives of Psychology, [S. l.], v. 140, n. 1, p. 5-55, 1932.
FIORELLI, José Osmir; FIORELLI, Maria Rosa; MALHADAS JÚNIOR, Marcos Julio Olivé. Assédio moral: uma visão multidisciplinar. 2. ed. São Paula: Atlas, 2015.
FONSECA, Dielly Débora Farias; MATTOS, Carlos André Corrêa de; CORRÊA, Alessandro de Castro. Assédio moral e sexual no serviço público: características e reflexos nos pedidos de remoção em uma Instituição de Ensino Superior da região Norte do Brasil. Revista GUAL, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 68-90, set./dez. 2021.
FREITAS, Maria Ester de; HELOANI, José Roberto; BARRETO, Margarida. Assédio moral no trabalho. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio moral: a violência perversa no cotidiano. Tradução de Maria Helena Kühner. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
HIRIGOYEN, Marie-France. Mal-estar no trabalho: redefinindo o assédio moral. Tradução de Rejane Janowitzer. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da S. Metodologia científica. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
NUNES, Thiago Soares; TOLFO, Suzana da Rosa; ESPINOSA, Leonor María Cantera. A percepção de servidores universitários sobre as políticas, ações e discursos institucionais sobre o assédio moral no trabalho. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo, v. 15, n. 29, p. 191-222, jan./jun. 2019.
PAMPLONA FILHO, Rodolfo; SANTOS, Claiz Maria Pereira Gunça dos. Assédio moral organizacional: presencial e virtual. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.
SILVA, Natalia Melo da; SALLES, Andréa Leal Barros de Melo; DUARTE, Francisco Ricardo. Assédio moral no trabalho remoto em tempos de COVID-19: a percepção de servidores de uma universidade federal. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, [S. l.], v. 14, n. 52, p. 785-798, out. 2021.
SOARES, Angelo. As origens do conceito de assédio moral no trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 37, n. 126, p. 284-286, 2012.
SOBOLL, Lis Andréa; MIARA, Thaís; MOSCALEWSKY, Juliana. A questão da intencionalidade no assédio moral. Trabalho (En)Cena, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 3-17, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Assédio Moral e Sexual no Trabalho Prevenção e Enfrentamento na UFC. Fortaleza, 2019. Disponível em: https://progep.ufc.br/wp-content/uploads/2019/08/cartilha-assediomoralcompleta-29082019.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
VIEIRA, Heloísa de Sousa. A visão sobre o assédio moral dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Veruska Costa Soares, Maria Elias Soares, Wagner Bandeira Andriola, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)