DASHBOARD COMO INSTRUMENTO TECNOLÓGICO PARA APRIMORAR O ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92603Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, dashboards educacionais, personalização da aprendizagem, mineração de dados educacionais, TICsResumo
A personalização da aprendizagem visa adaptar o ensino às necessidades individuais dos estudantes através das interações sociais em diferentes ambientes educativos. Um dos aspectos importantes da personalização é o uso de dados de aprendizagem para aprimorar o ensino. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), isso pode incluir o uso de dados sobre o desempenho dos estudantes, suas habilidades e interesses, bem como suas necessidades de aprendizagem. Nesse sentido, por meio do método de mineração de dados educacionais (EDM) de Baker, este trabalho discute um exemplo real de como uma interface com informações gráficas (dashboard), com dados educacionais dos estudantes pode provocar reflexão para tomada de decisão do professor, da gestão escolar e dos alunos no processo ensino e aprendizagem. Este trabalho conclui com sugestões para orientar esses multiagentes da EPT a explorar recursos gráficos para agir em situações em que a avaliação das capacidades técnicas evidencie um desempenho abaixo da média no curso.
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