EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

DO COLAPSO AO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94492

Palavras-chave:

educação, pandemia, ensino remoto

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral compreender como os processos educativos foram impactados pela pandemia de covid-19. Para isso, examinamos uma série de artigos publicados na plataforma SciElo durante os anos de 2021 e 2022, com o intuito de identificar os principais desafios enfrentados durante o ensino remoto. Essa pesquisa se faz relevante porque, em decorrência da pandemia e do ensino remoto, a educação, o fazer docente e, principalmente, a aprendizagem dos alunos passaram por uma mudança. Questionamo-nos em nossa pesquisa: como ocorreu o acesso à educação durante o ensino remoto? Como se deu o processo de alfabetização e letramento nos primeiros anos do ensino fundamental? Quais as implicações do ensino remoto no fazer docente? E qual o papel que tecnologias passam a desempenhar na educação? O presente artigo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica que, de acordo com Gil (2002), pode ser explicada como uma atividade de síntese dos principais textos e teorias para a compreensão de um determinado assunto. Por fim, através do levantamento bibliográfico realizado, percebemos que o acesso à educação ocorreu principalmente através das plataformas digitais, o que fez com que o fazer docente passasse por uma grande transformação durante o ensino remoto. Assim, os professores tiveram que ressignificar suas práticas e incorporar cada vez mais as tecnologias em sua ação docente.

Biografia do Autor

Gabriela Moreles Trindade, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Professora coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional Unipampa, Campus Jaguarão (RS)

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Publicado

2024-11-23