EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DO COLAPSO AO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94492Palavras-chave:
educação, pandemia, ensino remotoResumo
Este artigo tem como objetivo geral compreender como os processos educativos foram impactados pela pandemia de covid-19. Para isso, examinamos uma série de artigos publicados na plataforma SciElo durante os anos de 2021 e 2022, com o intuito de identificar os principais desafios enfrentados durante o ensino remoto. Essa pesquisa se faz relevante porque, em decorrência da pandemia e do ensino remoto, a educação, o fazer docente e, principalmente, a aprendizagem dos alunos passaram por uma mudança. Questionamo-nos em nossa pesquisa: como ocorreu o acesso à educação durante o ensino remoto? Como se deu o processo de alfabetização e letramento nos primeiros anos do ensino fundamental? Quais as implicações do ensino remoto no fazer docente? E qual o papel que tecnologias passam a desempenhar na educação? O presente artigo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica que, de acordo com Gil (2002), pode ser explicada como uma atividade de síntese dos principais textos e teorias para a compreensão de um determinado assunto. Por fim, através do levantamento bibliográfico realizado, percebemos que o acesso à educação ocorreu principalmente através das plataformas digitais, o que fez com que o fazer docente passasse por uma grande transformação durante o ensino remoto. Assim, os professores tiveram que ressignificar suas práticas e incorporar cada vez mais as tecnologias em sua ação docente.
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