“Todos sabemos que as opiniões dos homens são respeitadas”: desigualdades de gênero e os desafios de lideranças femininas do movimento sindical do Sul do Brasil
Palavras-chave:
Sindicalismo, Gênero, Lideranças Femininas, mulheres no movimento sindical, Igualdade de GêneroResumo
O presente artigo busca compreender através de relatos de 11 lideranças femininas representantes de sindicatos de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, quais são os desafios encontrados por mulheres no desempenho de suas atividades no movimento sindical. Para isso, utilizou-se como referencial teórico pesquisas nacionais e internacionais que tratam sobre a temática de gênero e sindicalismo. Nos resultados encontrados, observou-se que as mulheres sofrem com o preconceito de gênero, pouco espaço de fala, assim como a necessidade de elaboração de políticas públicas e organizacionais que promovam o incentivo de minorias políticas nas instituições sindicais, sobretudo, o de lideranças femininas, como aqui pesquisado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lorenço Rodrigues, Roberta Gonçalves Lisboa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.