“Todos sabemos que as opiniões dos homens são respeitadas”: desigualdades de gênero e os desafios de lideranças femininas do movimento sindical do Sul do Brasil

Authors

  • Lorenço Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberta Gonçalves Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Unionism, Gender, Female Leadership, Women in the Union Movement, Gender Equality

Abstract

The present article, through an understanding through the reports of 11 female leaders representing unions from different regions of the State of Rio Grande do Sul, what are the challenges faced by women in performing their activities in the union movement. For this, national and international researches dealing with the theme of gender and unionism were used as a theoretical framework. In the results found, it was observed that women suffer from gender prejudice, little space for speech, as well as the need to develop public and organizational policies that promote the encouragement of political minorities in union institutions, especially that of female leaders, as searched here.

Author Biographies

Lorenço Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Graduando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto Prominas. Especialista em Direito Social do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito da Seguridade Social pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui interesse e experiência em assuntos como diversidade, gênero, sexualidade, gestão de pessoas e relações de trabalho. Atualmente é servidor público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Integra o Núcleo de Estudos Políticos e Administrativos (NEPA) - UFRGS. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ensino-Aprendizagem (GIPEA/UFGD). Pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/EA/UFRGS).

Roberta Gonçalves Lisboa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Administração pela UFRGS, graduada em Processos Gerenciais e especialista em Liderança e Gestão de Pessoas, atua amplamente em organizações empresariais, com experiência em Administração Geral, Coordenação de equipes, Gestão de projetos, Processos de conformidade; e especialmente em Gestão de Pessoas, com foco em Desenvolvimento de políticas e Elaboração de plano de cargos. 

Published

2024-11-20

How to Cite

Rodrigues, L., & Gonçalves Lisboa, R. (2024). “Todos sabemos que as opiniões dos homens são respeitadas”: desigualdades de gênero e os desafios de lideranças femininas do movimento sindical do Sul do Brasil. Em Perspectiva, 10(1). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/emperspectiva/article/view/78533