O Centro Liceal de Educação e Cultura

formação cívica, cultural e defesa dos direitos dos estudantes do Colégio Estadual do Ceará

Autores/as

  • Carolina Maria Abreu Maciel

Palabras clave:

Movimento estudantil, Centro Liceal de Educação e Cultura, Agremiações estudantis

Resumen

Os anos 1930, no Brasil, mostra-se como um marco, dentro da História do Movimento Estudantil, tendo sido um período profícuo para o surgimento de importantes entidades representativas dos estudantes, como foi a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937. No Ceará, foi também nesta década que foram fundadas duas entidades de grande relevo para o movimento estudantil cearense, uma delas foi o Centro Liceal de Educação e
Cultura (CLEC), objeto de análise neste trabalho. O CLEC, fundado em 1935, foi durante muitos anos uma das agremiações estudantis mais importantes e reconhecidas dentro do estado, pois que seus membros representavam a elite da classe dos estudantes cearenses, aqueles que faziam parte do corpo discente do Colégio Estadual do Ceará (Liceu). Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu a criação da entidade, como se organizavam no cotidiano e, principalmente, como se deu a atuação e formação desses estudantes dentro da agremiação, que trazia como, em sua Carta Magna de fundação, suas principais funções o desenvolvimento do espírito cívico, cultural e social de seus representados. Utilizaremos como fontes de análise deste trabalho documentos oficiais da entidade, jornais publicados em Fortaleza e escritos memorialísticos.

Publicado

2019-07-09

Cómo citar

Maciel, C. M. A. (2019). O Centro Liceal de Educação e Cultura: formação cívica, cultural e defesa dos direitos dos estudantes do Colégio Estadual do Ceará. Em Perspectiva, 4(1), 72–85. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/emperspectiva/article/view/41524

Número

Sección

Dossiê Temático