O TEMA HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E SUA CONSTITUIÇÃO COMO DISCIPLINA CURRICULAR

Autores/as

  • Aline Ewerton de Sousa Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

História da educação; Ensino de História; Disciplinas escolares

Resumen

Este artigo apresenta um quadro teórico sobre o levantamento das teses e dissertações acerca do tema História do ensino de História, com o intuito de se realizar um mapeamento sobre como estão sendo discutidos o ensino de História para a educação Básica. A investigação sobre a História do ensino de História como disciplina curricular da educação básica compõe parte da discussão do texto da dissertação de mestrado na linha de pesquisa em História da Educação em andamento. Metodologicamente, como primeira etapa, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico – baseado em teses e dissertações, a fim de identificar, selecionar e fazer uma leitura flutuante acerca do que se produziu e o que se tem pesquisado a nível de Pós-Graduação stricto sensu - sobre a temática “história do ensino de História” que guarde relação com o objeto de estudo ensino de História no ensino primário elementar no estado do Pará (1946-1960), podendo assim, contribuir teoricamente com ele. Entre os resultados parciais se destacam a distribuição de investigações no Brasil e as especificidades de cada região, primordialmente, acerca do ensino secundário.

Publicado

2024-06-23

Cómo citar

Ewerton de Sousa, A. (2024). O TEMA HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E SUA CONSTITUIÇÃO COMO DISCIPLINA CURRICULAR. Em Perspectiva, 9(2). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/emperspectiva/article/view/93133

Número

Sección

Temática Livre