Foco e Escopo

Entrelaces é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLetras, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No intuito de fomentar e promover o debate crítico em torno dos estudos literários e dos campos disciplinares com que dialoga, a Revista publica, trimestralmente, em suas edições, artigos, ensaios, resenhas e traduções de doutores, mestres e alunos de pós-graduação e de graduação (estes últimos em coautoria com um professor-orientador) em alemão, espanhol, francês, italiano, inglês e português.

Por ano, são publicadas quatro edições, dois Dossiês (as Edições Abr.-Jun. e Out.-Dez. de cada ano) e duas de Temática Livre (as Edições Jan.-Mar. e Jul.-Set. de cada ano).


Políticas de Seção
Dossiê

A seção DOSSIÊ recebe textos que estão de acordo com a temática específica do o dossiê de cada edição, a ser informada em chamadas divulgadas pela Revista em sua aba “Notícias”. São publicados dois Dossiês por ano: o primeiro na Edição referente ao trimestre Abr.-Jun. de cada ano, o segundo na Edição referente ao trimestre Out.-Dez. de cada ano.

 

Estudos Literários

A seção ESTUDOS LITERÁRIOS acolhe produções acadêmicas de temática livre, em fluxo contínuo, da área de Letras-Literatura. Esses textos são publicados em edições de Temática Livre, sendo duas a cada ano: a primeira Edição referente ao trimestre Jan.-Mar de cada ano, a segunda Edição referente ao trimestre Jul.-Set. de cada ano.


Resenha

A seção RESENHAS publica resenhas descritivas ou críticas de publicações acadêmicas e literárias da área de Letras-Literatura. Esses textos podem ser publicados na edição da chamada em aberto no período da submissão ou em até duas edições posteriores, conforme decisão do Conselho Editorial da Revista, não sendo ultrapassado o período de um ano após a submissão.


Criação

A seção CRIAÇÃO abre espaço para textos curtos, em prosa ou em verso, selecionados pela Revista. Esses textos podem ser publicados na edição da chamada em aberto no período da submissão ou em edições posteriores, conforme decisão do Conselho Editorial da Revista.


Ilustração de Capa

A Entrelaces recebe propostas de ILUSTRAÇÃO DE CAPA. As propostas de ilustração podem ser feitas tanto para os Dossiês, com chamada específica divulgada em nossa aba “Notícias”, quanto para as Edições de Temática Livre, cujas propostas podem ser feitas a qualquer momento. A Decisão acerca da escolha da capa das Edições de Temática Livre fica a cargo do Conselho Editorial da Entrelaces; já a escolha das ilustrações das capas dos Dossiês fica a cargo dos organizadores em parceria com o Conselho Editorial da Revista. Não há limite de propostas e pede-se que sejam enviados arquivos em formato de imagem.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
Tradução

A seção TRADUÇÃO publica traduções originais e inéditas de obras literárias ou textos críticos relevantes para a área de Letras. Esses textos podem ser publicados na edição da chamada em aberto no período da submissão ou em até duas edições posteriores, conforme decisão do Conselho Editorial da Revista, não sendo ultrapassado o período de um ano após a submissão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
Ensino

A seção ENSINO publica artigos e ensaios sobre o Ensino de Literatura (brasileira ou estrangeira) no Brasil ou em outros países. Esses textos podem ser publicados na edição da chamada em aberto no período da submissão ou em até duas edições posteriores, conforme decisão do Conselho Editorial da Revista, não sendo ultrapassado o período de um ano após a submissão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Toda submissão que atenda às normas da revista será inicialmente analisada pelos editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, parentesco etc.). O editor-chefe atribuirá a submissão a um editor-assistente, para que este conduza o processo de avaliação. O editor-assistente encaminhará a submissão a, pelo menos, dois avaliadores de instituições diferentes entre si e em relação à do autor da submissão. Ao final da avaliação, o parecerista deverá atribuir uma nota entre 1 e 4 ao manuscrito, que será publicado se receber duas notas superiores ou iguais a 3. Textos com notas inferiores a 3 não serão publicados. Em caso de textos com notas muito discrepantes (uma nota máxima e uma nota mínima), um novo avaliador será convidado. Todo autor de submissão receberá os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação.
a) A revista Entrelaces aceita para publicação artigos, resenhas e ensaios de obras literárias em diálogo com outros campos do saber

Periodicidade

A Entrelaces é uma revista de publicação eletrônica trimestral. Por ano, são publicadas quatro edições, dois Dossiês (as Edições Abr.-Jun. e Out.-Dez. de cada ano) e duas de Temática Livre (as Edições Jan.-Mar. e Jul.-Set. de cada ano).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra taxas de submissão de textos ou de processamento (APC - article processing charge).