ENTRE AS SOMBRAS E A MEMÓRIA: ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DE AMÓS OZ

Autores

  • Sarah Diva Ipiranga Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Paula Lima Moura Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Análise do romance De amor e trevas, do escritor Amós Oz, a partir da perspectiva da  escrita autobiográfica e da psicologia da individuação. No romance, identifica-se a construção de uma subjetividade que tem no trauma da perda da mãe a força que dá origem à rememoração. Por meio dessa marca de ausência, o narrador procura preencher as fissuras da tela da vida com uma incursão profunda no judaísmo, na história do Holocausto e da reconstrução de Israel. Assim, atravésda observação de aspectos como infância, território, pertencimento, recortados da narrativa de suas memórias, buscaremos acompanhar os traçados iniciais da elaboração identitária do autor, colocando em relevância a construção de si e a presença da alteridade nesse percurso. Como apoio para as reflexões que irão se produzir, observamos, principalmente, as conceituações propostas por Clara Rocha e George Gusdorf sobre o eu autobiográfico, como também o pensamento de Bachelard acerca da infância e da memória e de Jung sobre a compreensão do eu que se insurge na narração confessional e a construção da figura do herói.

Biografia do Autor

Sarah Diva Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará

Profª Drª Literatura Comparada - UECEPós-Doutora Literatura Comparada - Universidade de Lisboa
Coordenadora do AMI - Grupo de Estudos em Autobiografia, identidade e memória

Ana Paula Lima Moura, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Psicologia Social e Comunitária pela Faculdade de Tecnologia Intensiva; Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Referências

BACHELARD, Gaston. Os devaneios voltados para a infância. In: _____. A poética do devaneio. Trad. Antônio de Pádua Danesi. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988. pp. 93-137.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. Trad: Maria Letícia Ferreira. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2014.

FOUCAULT, Michel: A escrita de si. In: ______. O que é um autor? Trad. Elisa Monteiro. Lisboa: Passagens, 1992. pp. 120-160.

GUSDORF, Gustav. Condiciones y limites de la autobiografia. Suplementos Antropos, Madrid, n.29, p.9-20, 1991c.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MORÃO, Paula. O secreto e o real: ensaios sobre a literatura portuguesa. Lisboa: Campo de Comunicação, 2011.

ROCHA, Clara: Máscaras de Narciso: estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal. Coimbra: Almedina, 1992.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.

OZ, Amós. De amor e trevas. Trad. Milton Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

________. Contra o fanatismo. Trad. Paulo Geiger. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

Downloads

Publicado

2017-08-01