POLIFONIA E IDEOLOGIA PATRIARCAL NA VOZ DO NARRADOR-PROTAGONISTA EM A DÓCIL DE FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

Autores

  • Adrianna Alberti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Volmir Cardoso Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho parte da compreensão da literatura não como mera fruição estética, mas a expressão do movimento histórico em que se insere, segundo as premissas de uma crítica cultural materialista. Pretende-se aqui realizar uma análise de cunho histórico-crítico do conto A Dócil, de Fiódor Dostoiévski, originalmente publicado em novembro de 1876, na revista Diário de um Escritor. No entrecho, encontra-se a voz de um homem que, angustiado, tenta rememorar o processo que levou sua esposa ao suicídio. Dá-se relevo à ocorrência de polifonia no sentido bakhtiano, recuperado por Bezerra (2017), ou seja, discute-se que no conto a voz da personagem-protagonista reproduz e tenciona múltiplas ideologias e discursos inerentes a seu contexto histórico. A hipótese de trabalho que se levanta consiste em afirmar que, ao valer-se da polifonia como fundamento do discurso literário, Dostoiévski cria uma personagem que problematiza a ideologia patriarcal vigente em fins do século XIX, na Rússia, marcada pela o atraso econômico consequente da desigualdade social e do autoritarismo dos czares.

Biografia do Autor

Adrianna Alberti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS em 2013, destacando-se a pesquisa com a Teoria Psicanalítica em diálogo com Literatura, em especial Literatura Fantástica.
Graduanda em Bacharel em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Mestranda pelo Programa de Mestrado Acadêmico de Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, com área de concentração em Historiografia Literária.

Volmir Cardoso Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras habilitação português/inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2005), mestrado em Estudos de linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Professor efetivo (TI) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Letras da Unidade Universitária de Campo Grande, MS. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa intitulado "Literatura, cinema e sociedade: diálogos sobre o contemporâneo", participando ainda do grupo de pesquisa Literatura e Humanidades. Possui experiência nas subáreas Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada, produzindo e orientando trabalhos na perspectiva da crítica cultural materialista. Atualmente é coordenador do curso de Letras Português/Espanhol, ofertado pela UEMS em Campo Grande.

Referências

ALVAREZ, A. G. R., LOPONDO, L. Diálogo no limiar e diatribe: mecanismos de construção da autoconsciência do sujeito. Bakhtiniana, 7 (2), jul/dez, São Paulo: 2012.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. (Trad. Paulo Bezerra). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BEZERRA, P. Polifonia. In. BRAIT, B (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2017.

CASTRO, M. G. Marxismo, feminismo e feminismo marxista – mais que um gênero em tempos neoliberais. In. Crítica Marxista, São Paulo, Boitempo, v. 1, n.11, 2000, p. 98-108.

CEVASCO. M. E. O diferencial da crítica materialista. In. Idéias, v.4, n. 2, 2013.

DOSTOIEVSKI, F. A Dócil. In. Duas Narrativas Fantásticas. São Paulo: Ed. 34, 2003.

EAGLETON, T. Marxismo e Crítica Literária. São Paulo: UNESP, 2011.

GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

LEITE, L. C. M. O Foco Narrativo. São Paulo: Ed. Ática, 2000.

MORGANTE, M. M., NADER, M. B., O patriarcado nos estudos feministas: um debate teórico. Anais do XVI Encontro Regional de História da Anpuh – Rio: Saberes e práticas científicas. Anpuh – Rio, 2014.

NIKITIN, V. Notas do subtexto. DOSTOIEVSKI, F. Duas Narrativas Fantásticas. (Trad. Vadim Nikitin). São Paulo: Editora 34, 2011.

SAFFIOTI, H. Gênero, patriarcado e violência. Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

Downloads

Publicado

2019-01-19