ANCESTRALIDADE, MEMÓRIA E AUTORREPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM “OLHOS D´ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Resumo
Este artigo busca por meio da análise do conto “Olhos d´água” (2014), presente na coletânea homônima, da autoria de Conceição Evaristo, discutir a representação da mulher negra na literatura brasileira, para assim tratar da importância da autorrepresentação dessa figura nas narrativas afro-brasileiras contemporâneas, como meio de questionar a produção literária do presente, que ainda é bastante homogênea, segundo a pesquisa feita por Regina Dalcastagnè (2012) e, consequentemente, a formação do cânone literário nacional. Além disso, pretende-se mostrar o modo como a busca pela ancestralidade africana, por meio da memória e da criação literária feminina e negra, pode funcionar como um importante instrumento para a revisão historiográfica e literária brasileira, o que pode propiciar uma reflexão acerca do silenciamento e da estereotipização que formaram as identidades das mulheres negras em nosso território e do modo como a literatura tem a capacidade de desmanchar esses estigmas e (re)inventar positivamente essas tantas identidades.
Referências
BARROSI, Luana. (Po)éticas da escrevivência. Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília, n. 51, p.23-40, mai/ago. 2017.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 9 – 20.
BOURDIEU, Pierre. O mercado dos bens simbólicos. In: BORDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 99-181.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora Horizonte, 2012.
DIAS, Ângela Maria. Cruéis paisagens: literatura brasileira e cultura contemporânea. Niterói: EdUFF, 2007.
DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção. In: AFOLABI, Niyi; BARBOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Orgs.). A mente afro-brasileira. Trenton NJ, EUA / Asmara, Eritréia: África World Press, 2007, p. 103-112.
_______. Machado de Assis afro-descendente. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Pallas/Crisálida, 2007.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio. (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007, p. 16 - 21.
_______. Da representação à auto-apresentação da mulher negra na literatura brasileira. Revista Palmares. Brasília, ano 1, n. 1, p. 52-57, ago. 2005.
_______. Olhos d´água. In: EVARISTO, Conceição. Olhos d´água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional, 2014.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2008.
KERMODE, Frank. O controle institucional da interpretação. Salmagundi. Skidmore College, n. 43, p. 72-86, 1979.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Panorama da literatura afro-brasileira. Callaloo. John Hopkins University Press, v. 18, n. 4, p. 1035-1040, 1995.
PRANDI, Reginaldo. Segredos guardados: orixás na alma brasileria. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula: A escrava. Florianópolis: Ed. Mulheres; Belo Horizonte: PUC Minas, 2004.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira do século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar no discurso latino americano. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 9 - 26.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SELLIGMAN-SILVA, Márcio. Reflexões sobre a memória, a história e o esquecimento. In: SELLIGMAN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na Era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 59 – 88.