A (NÃO) PRESENÇA DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma a literatura de autoria feminina é abordada nos livros didáticos do componente curricular “Português” – que abrangem também o estudo da literatura - do Ensino Médio, em específico nos livros das três coleções mais distribuídas no país do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Visando contextualizar essa análise, foi feita uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre a mulher enquanto escritora, sobre a presença da autoria feminina na história da literatura brasileira e por fim sobre a crítica feminista. A hipótese desta pesquisa é a de que o fenômeno - amplamente estudado - do apagamento da literatura produzida por mulheres da história literária brasileira manifesta-se atualmente, de maneiras diversas. Uma delas seria o pouco espaço reservado à escrita feminina dentro da história literária traçada nos livros didáticos. A hipótese confirma-se ao fim da análise, visto que apenas um ínfimo número de escritoras recebeu, nos livros analisados, algum tipo de estudo que ultrapassasse a simples menção de seu nome.
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