SUSAN RAWLING AND HER PREDICTABLE END: AN ANALYSIS OF A SELF-SACRIFICED WOMAN IN DORIS LESSING’S TO ROOM NINETEEN

Autores

  • Yls Rabelo Câmara Universidad de Santiago de Compostela
  • Yzy Maria Rabelo Câmara Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo apresenta Susan Rawling, um protótipo da mulher auto sacrificada, cuja resistência passiva para verbalizar suas dores e frustrações a levam a uma conformidade mórbida que termina em loucura. Pretendemos traçar um perfil literário e psicológico desta personagem através de uma revisão bibliográfica fundamentada em alguns dos mais importantes teóricos que se dedicam a estudar este trabalho de Lessing em particular, a saber: Wang & Wen (2012), Quawas (2007), Whittaker (1988), Sá Júnior (2003) e Zhao (2012) junto com alguns dos mais reconhecidos teóricos que se centram nesta área, psicologicamente falando: Buber (1979), Dantas & Tobler (2003), Torralba (2007), Dalmolin & Vasconcelos (2008), Fadiman & Frager (1994), Lyra et al. (2009) e Antônio (2006). Ainda com relação à metodologia, para o completo entendimento do contexto deste conto em particular, primeiramente expomos alguns detalhes acerca da vida de Lessing que refletem diretamente em seu estilo de escrita. Depois analisamos Susan Rawling literariamente e psicologicamente. Como resultado, inferimos que sua morte poderia ter sido evitada se ela tivesse tido a força necessária para afrontar e vencer seus problemas emocionais mais dolorosos. Concluímos que, diferentemente de outras personagens femininas de Lessing, Susan Rawling representa a mulher auto sacrificada, que prefere desistir de seus sonhos, seus planos e de sua vida ao invés de enfrentar a realidade. Este trabalho pretende contribuir para com o estudo de gênero através de uma perspectiva diacrônica e crítica com relação ao papel da mulher auto sacrificada (um tema que vimos tratando academicamente há algum tempo), na efervescência da segunda onda do feminismo.67 Yls Rabelo Câmara é licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em ensino de línguas estrangeiras pela mesma universidade, mestra e doutoranda em Filologia Inglesa pela Universidad de Santiago de Compostela. ylscamara@hotmail.com68 Yzy Maria Rabelo Câmara é psicóloga pela Universidade de Fortaleza, assistente social pela Universidade Estadual do Ceará e mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.yzyrabelo@haotmail.comRevista Entrelaces

Biografia do Autor

Yls Rabelo Câmara, Universidad de Santiago de Compostela

Yls Rabelo Câmara é licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em ensino de línguas estrangeiras pela mesma universidade, mestra e doutoranda em Filologia Inglesa pela Universidad de Santiago de Compostela.

Yzy Maria Rabelo Câmara, Universidade Federal do Ceará

Yzy Maria Rabelo Câmara é psicóloga pela Universidade de Fortaleza, assistente social pela Universidade Estadual do Ceará e mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Dossiê