SUSAN RAWLING AND HER PREDICTABLE END: AN ANALYSIS OF A SELF-SACRIFICED WOMAN IN DORIS LESSING’S TO ROOM NINETEEN
Autores
Yls Rabelo Câmara
Universidad de Santiago de Compostela
Yzy Maria Rabelo Câmara
Universidade Federal do Ceará
Resumo
Este artigo apresenta Susan Rawling, um protótipo da mulher auto sacrificada, cuja resistência passiva para verbalizar suas dores e frustrações a levam a uma conformidade mórbida que termina em loucura. Pretendemos traçar um perfil literário e psicológico desta personagem através de uma revisão bibliográfica fundamentada em alguns dos mais importantes teóricos que se dedicam a estudar este trabalho de Lessing em particular, a saber: Wang & Wen (2012), Quawas (2007), Whittaker (1988), Sá Júnior (2003) e Zhao (2012) junto com alguns dos mais reconhecidos teóricos que se centram nesta área, psicologicamente falando: Buber (1979), Dantas & Tobler (2003), Torralba (2007), Dalmolin & Vasconcelos (2008), Fadiman & Frager (1994), Lyra et al. (2009) e Antônio (2006). Ainda com relação à metodologia, para o completo entendimento do contexto deste conto em particular, primeiramente expomos alguns detalhes acerca da vida de Lessing que refletem diretamente em seu estilo de escrita. Depois analisamos Susan Rawling literariamente e psicologicamente. Como resultado, inferimos que sua morte poderia ter sido evitada se ela tivesse tido a força necessária para afrontar e vencer seus problemas emocionais mais dolorosos. Concluímos que, diferentemente de outras personagens femininas de Lessing, Susan Rawling representa a mulher auto sacrificada, que prefere desistir de seus sonhos, seus planos e de sua vida ao invés de enfrentar a realidade. Este trabalho pretende contribuir para com o estudo de gênero através de uma perspectiva diacrônica e crítica com relação ao papel da mulher auto sacrificada (um tema que vimos tratando academicamente há algum tempo), na efervescência da segunda onda do feminismo.67 Yls Rabelo Câmara é licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em ensino de línguas estrangeiras pela mesma universidade, mestra e doutoranda em Filologia Inglesa pela Universidad de Santiago de Compostela. ylscamara@hotmail.com68 Yzy Maria Rabelo Câmara é psicóloga pela Universidade de Fortaleza, assistente social pela Universidade Estadual do Ceará e mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.yzyrabelo@haotmail.comRevista Entrelaces
Biografia do Autor
Yls Rabelo Câmara, Universidad de Santiago de Compostela
Yls Rabelo Câmara é licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em ensino de línguas estrangeiras pela mesma universidade, mestra e doutoranda em Filologia Inglesa pela Universidad de Santiago de Compostela.
Yzy Maria Rabelo Câmara, Universidade Federal do Ceará
Yzy Maria Rabelo Câmara é psicóloga pela Universidade de Fortaleza, assistente social pela Universidade Estadual do Ceará e mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.