Brevidades sobre o multifacetado Imbert

Autores

  • Maria Bevenuta Sales de Andrade Centro de Ensino Santa Rita de Cássia - CESRC (Professora)
  • Maria Aparecida UERN - Professora

Resumo

O modo fantástico é, seguramente, uma das formas mais válidas de aproximação com o cotidiano, uma vez que seus artifícios narrativos possibilitam leituras diversas do real reconhecível. Pensando a partir dessa consideração, a proposta desse trabalho é transitar pela obra do argentino Enrique Anderson Imbert, considerando duas frentes: a produção literária e a crítica. Para tanto, os livros que servirão de base para esse escrutínio são, na vertente crítico-teórica, Teoría y técnica del cuento (1979) e El realismo mágico y otros ensayos (1976); na segunda linha foram selecionados El grimorio (1961), La locura juega ajedrez (1971) e a antologia El leve Pedro (1976). Esse recorte tem como justificativa o fato do objetivo dessa pesquisa ser a verificação dos elementos constituintes da narrativa imbertiana, dando ênfase aos que configuram a categoria estética. Dentro desse escrutínio serão ressaltados os seguintes aspectos: a duplicação interna e a brevidade, bem como os sentidos suscitados dentro do modo fantástico.

 

Palavras-chave

Fantástico. Enrique Anderson Imbert. Duplicação interna. Brevidade.

Biografia do Autor

Maria Bevenuta Sales de Andrade, Centro de Ensino Santa Rita de Cássia - CESRC (Professora)

Possui graduação em Letras - Inglês (2001) e Letras - Espanhol (2015) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, especialização em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Letras (Literatura e Cultura) pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (realizou estágio doutoral na USP - 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira e hispano-americana, narrativas fantásticas (José J. Veiga e Gabriel García Márquez), crítica sociológica e Modernismo.

Maria Aparecida, UERN - Professora

Licenciada em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000); Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001); Mestre em Letras (área de concentração: Literatura Brasileira) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutora em Estudos da Linguagem (Área de concentração: Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), com Doutorado sanduíche na Faculdade de Letras - FLUC - Universidade de Coimbra - Portugal. Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 2019. Professora Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL - UERN. Membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura- GECLIT - e Membro do Grupo de Pesquisa em Literatura de Língua Portuguesa - GPORT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa. É autora do livro: A paz tensa da chama fugaz: a configuração do amor no romance contemporâneo, Lygia Fagundes Telles e Lídia Jorge, (EdUFRN, 2015).

Downloads

Publicado

2020-07-27