Da leitura poética à escrita multimídia

uma prática literária em contexto de pandemia

Autores

  • Lúcio Flávio Gondim da Silva PPGLetras - Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Se a literatura está em crise, conforme dizem seus teóricos e teóricas e, também, como atestam seus e suas profissionais, o mundo agora a acompanha num abismo ainda mais impactante. Cerceados de liberdade e da possibilidade de estar em companhia presencial, estudantes e professores tiveram no ano de 2020 o maior desafio dos últimos cem anos: uma pandemia que obrigou o afastamento social ao contexto escolar. Este artigo traz uma elaboração pedagógica a partir de um conjunto de atividades em torno do texto literário, em especial, da Poesia, durante o período de isolamento exigido pelos
altos graus de contaminação do novo coronavírus. Contra a mortalidade e a desesperança, a leitura e a escrita se mostram armas poderosas no resgate de uma civilização em confronto consigo mesma. O processo de introdução e preparação de um ebook chamado “Poesia em Pandemia” com os estudantes do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Fortaleza-Ceará é analisado a partir de teóricos e teóricas como Cândido (1995); Rouxel (2013) e Soares (2006), dentre outros e outras. O resultado é a tentativa de um percurso teórico-prática para o tratamento literário na sala de aula contemporânea.

Biografia do Autor

Lúcio Flávio Gondim da Silva, PPGLetras - Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Letras pelo Programa de P´ós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (PPGLetras - UFC); mestre em Letras também pelo PPGLETRAS; especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pela UFC. Professor da rede estadual de ensino do Ceará.

Downloads

Publicado

2021-08-01