Quem quer ler?

Itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura

Autores

Resumo

Este artigo discute os itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura na educação básica. Para tanto, parte do pressuposto de que a literatura oferece condições para o desenvolvimento crítico e social do indivíduo, além de ser instrumento de ensino de muitas áreas do conhecimento. A metodologia utilizada foi tipicamente qualitativa, baseada na abordagem teórico-bibliográfica, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a importância dos clubes de leitura para formação de leitores no ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA? Este estudo concluiu que se torna imprescindível a presença do clube de leitura no âmbito escolar, tanto no que concerne à democratização da leitura quanto à formação do leitor, já que o ato de ler se configura como uma competência que potencializa a percepção dos saberes que o discente terá acesso nas diversas disciplinas.

Biografia do Autor

Aline Brito, UFPA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2016). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2018). Professora efetiva da Escola de Aplicação da UFPA. Tem experiência na área de filosofia , atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia moderna, com ênfase em Kant, história da filosofia, psicanálise em suas relações com a filosofia e literatura. É atualmente coordenadora do clube de Leitura da Escola de Aplicação da UFPA, projeto aprovado via edital PIBEX/UFPA.

Vergas Silva, UFPA

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das emoções e sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, imaginário social; representações sociais e práticas culturais.

Downloads

Publicado

2021-08-01