Leitura em foco:
olhares sobre os caminhos do leitor literário
Resumo
Nosso propósito é discutir, de maneira sucinta, porém, reflexiva, tópicos referentes ao cenário no qual estariam inscritos o leitor e a leitura, num movimento que navegue entre a intersecção de História, Literatura e Sociedade, levantando algumas questões que configurariam uma introdução ao olhar de como ambas as categorias (leitor e leitura) subjazem a formação do leitor literário. Para tal, realizamos o esforço de compreender alguns movimentos histórico-culturais que se ocuparam da pesquisa sobre a leitura e o leitor a partir da visão e dos postulados da História Cultural e da Teoria da Literatura. Contextualizamos e analisamos a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (2019-2020), com foco na discussão sobre as estratégias que perfazem a formação do leitor para além dos números, considerando o que preconiza a nova Base Comum Curricular/BNCC e a ideia, desenvolvida por Antonio Candido, da literatura como um direito inalienável, sobretudo, num contexto em que ela (e a arte de maneira geral), funcionam como artefatos em defesa da cidadania.