Literatura e cinema
mediação para promoção de leituras
Resumo
Este artigo aborda a relevância da sociabilidade e da mediação de leitura para a promoção da leitura literária a partir da escola, com base em referenciais da concepção interacionista de linguagem e da didática do ensino como um processo social, desenvolvidos por autores como Bakhtin (2006), Volóchinov (2013) e Vygotsky (2001). O objetivo é demonstrar a pertinência de se considerar tanto os interesses literários dos estudantes como seus hábitos de interação pelas mídias sociais em uma proposta pedagógica voltada para o fomento à leitura literária, em articulação com o ensino de língua. Tal proposta é ilustrada neste artigo com um esboço de sequência didática para alunos de 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, a qual utiliza uma obra dentre as mais lidas por esse público, uma adaptação ao cinema, e ainda o uso das redes sociais livrescas Skoob e Orelha de livro. Conclui-se que a sociabilidade vislumbrada nessa proposta possui potencial para propiciar que os alunos exteriorizem seus discursos interiores, subjetividade e emoções em uma linguagem pública na interação com o outro, apropriando-se da literatura e da arte como experiência vital, como são as relações sociais autênticas, muitas vezes ausentes nas salas de aula.