RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO EM UM CURSO EAD SOBRE PSICOMOTRICIDADE

Authors

  • Samantha Matos Borges
  • Ana Jéssica dos Santos Sousa
  • Thaiana Marcelino Lima
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena

Abstract

INTRODUÇÃO: A Educação a Distância (EAD) é uma estratégia de ensino-aprendizagem, eficiente no sentido de disseminar conhecimentos específicos e relevantes. O uso de tecnologias da informação que o aluno organize sua rotina de estudos, proporcionando autonomia em sua formação. A psicomotricidade, ciência que estuda o homem e sua capacidade de ser e expressar-se a partir do movimento organizado e integrado em função das experiências vividas possui contribuição na formação dos profissionais de saúde pois permite que os mesmos compreendam o desenvolvimento humano. OBJETIVO: Relatar a experiência de um curso EAD na visão do discente. METODOLOGIA: Relato de experiência de abordagem descritiva e qualitativa, da participação discente no curso EAD de psicomotricidade (60h/a) desenvolvido por extensionista de um projeto de extensão do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. A sistemática do curso se dá, inicialmente, com a aplicação de um pré-teste para embasar o nível de conhecimento prévio dos discentes. Em seguida, disponibilização semanal de texto de estudo sobre tema estabelecido, e um questionário a respeito da temática que serve como instrumento de avaliação discente. RESULTADOS: A participação no curso EAD propôs uma intensa reflexão e contribuição na formação profissional, visto que, há um incentivo à leitura de artigos e textos de estudos o que provoca um aumento da fixação do assunto abordado, além do feedback das questões resolvidas após cada módulo, durante o curso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência na participação do curso EAD contribuiu para o aprofundamento ¬¬¬¬de aspectos teóricos sobre psicomotricidade, além de possibilitar, um retorno imediato sobre seu desempenho, como também, a autonomia na adequação do seu horário disponível de total atenção para a aprendizagem disponibilizada pelo curso.

Published

2017-05-31

Issue

Section

I Encontro de Iniciação Acadêmica