A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DIFUSORA DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO NA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA
Abstract
INTRODUÇÃO: A prática pedagógica exige do monitor o emprego de diferentes ferramentas e técnicas de ensino. A cada dia novas tecnologias são criadas para benefício da sociedade. No processo educativo elas ganham força por facilitar o aprendizado e promover a integração entre estudante, monitor e docente da disciplina.OBJETIVO: Avaliar o impacto do Site e da Fanpage da Monitoria de Parasitologia no ensino da disciplina de Parasitologia.METODOLOGIA: O trabalho consistiu na análise quantitativa de questionário objetivo contendo dez questões. O questionário foi aplicado, por meio da plataforma Google forms, na 116ª turma de Medicina da UFC.RESULTADOS: O questionário foi respondido por 72,6% (53/73) da turma.Quando perguntados se utilizaram algum dos recursos digitais, 79,2% responderamsim e 20,8% não.Quando questionados se o uso das mídias digitais auxiliaram no aprendizado, 79,2% responderam sim, 15,1% não e 5,7% não sei.Com relação ao auxílio nas avaliações, 84,3% sim, 7,8% não e 7,8% não sei.Quando perguntados se os recursos deveriam ser mantidos, 88,7% sim, 3,8% não e 7,5% não sei. Quando questionados se o Site ofereceu conteúdo interessante para a disciplina e avaliações, 56,6% sim, 15,1% não e 28,3% não sei. Quando perguntados se souberam da existência do Site durante a disciplina. 69,8% sim, 24,5% não e 5,7% não sei.Na sexta pergunta, 75,5% visitaram a Fanpage, 22,6% não e 1,9% não sabia. Na sétima pergunta, 71,7% visitaram em busca de conteúdo para as avaliações e 28,3% não. Na oitava, 19,2% visitaram a Fanpage em busca de eventos em Parasitologia e 80,8% não. Na nona, 83% souberam da Fanpage durante a disciplina, 15,1% não e 1,9% não sei. Na décima, 83% consideraram interessante um canal do Youtube, 15,1% não e 1,9% não sei.CONCLUSÃO: Os recursos digitais foram utilizados pela maioria dos discentes que mostraram-se interessantes em utilizá-los para o aprendizado e avaliações, no entanto, não visitaram a Fanpage para saber notícias e eventos.Downloads
Published
2017-05-31
Issue
Section
XXV Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.