A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DIFUSORA DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO NA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA

Autores/as

  • Luis Arthur Brasil Gadelha Farias
  • Rafaela Barros de Sousa
  • Jorge Brian Cavalcante Portela Almeida
  • Taciana Silveira
  • Leonardo Carneiro Sousa
  • Maria Jania Teixeira

Resumen

INTRODUÇÃO: A prática pedagógica exige do monitor o emprego de diferentes ferramentas e técnicas de ensino. A cada dia novas tecnologias são criadas para benefício da sociedade. No processo educativo elas ganham força por facilitar o aprendizado e promover a integração entre estudante, monitor e docente da disciplina.OBJETIVO: Avaliar o impacto do Site e da Fanpage da Monitoria de Parasitologia no ensino da disciplina de Parasitologia.METODOLOGIA: O trabalho consistiu na análise quantitativa de questionário objetivo contendo dez questões. O questionário foi aplicado, por meio da plataforma Google forms, na 116ª turma de Medicina da UFC.RESULTADOS: O questionário foi respondido por 72,6% (53/73) da turma.Quando perguntados se utilizaram algum dos recursos digitais, 79,2% responderamsim e 20,8% não.Quando questionados se o uso das mídias digitais auxiliaram no aprendizado, 79,2% responderam sim, 15,1% não e 5,7% não sei.Com relação ao auxílio nas avaliações, 84,3% sim, 7,8% não e 7,8% não sei.Quando perguntados se os recursos deveriam ser mantidos, 88,7% sim, 3,8% não e 7,5% não sei. Quando questionados se o Site ofereceu conteúdo interessante para a disciplina e avaliações, 56,6% sim, 15,1% não e 28,3% não sei. Quando perguntados se souberam da existência do Site durante a disciplina. 69,8% sim, 24,5% não e 5,7% não sei.Na sexta pergunta, 75,5% visitaram a Fanpage, 22,6% não e 1,9% não sabia. Na sétima pergunta, 71,7% visitaram em busca de conteúdo para as avaliações e 28,3% não. Na oitava, 19,2% visitaram a Fanpage em busca de eventos em Parasitologia e 80,8% não. Na nona, 83% souberam da Fanpage durante a disciplina, 15,1% não e 1,9% não sei. Na décima, 83% consideraram interessante um canal do Youtube, 15,1% não e 1,9% não sei.CONCLUSÃO: Os recursos digitais foram utilizados pela maioria dos discentes que mostraram-se interessantes em utilizá-los para o aprendizado e avaliações, no entanto, não visitaram a Fanpage para saber notícias e eventos.

Publicado

2017-05-31

Número

Sección

XXV Encontro de Iniciação à Docência