O IMPACTO DE UM GUIA DE ESTUDOS NO APRENDIZADO DO EXAME DE MAMAS POR DISCENTES DE GINECOLOGIA, FACULDADE DE MEDICINA, UFC
Resumo
INTRODUÇÃO: Há evidências de que habilidades psicomotoras são retidas melhor quando alunos usam materiais estruturados para autoguiar o seu aprendizado, assim os guias de estudos são ferramentas bastante relevantes. Ao organizar guias de estudo de linguagens diferentes como livros-texto, artigos de periódicos e audiovisuais, abrangem-se todos os estilos de aprendizagem, e há evidências da preferência dos alunos por múltiplos estilos de aprendizagem, além de se organizar para tal, pela orientação sobre seus objetivos de aprendizagem assim como pelas referências. OBJETIVO: A confecção do guia de estudos pretende facilitar o aprendizado do exame de mamas apresentado no módulo de Ginecologia da Faculdade de Medicina, UFC, fazendo uso desse material antes da realização das atividades de práticas simuladas no Laboratório de Habilidades. O guia de estudos contém indicações de bibliografias diversas, incluindo um Manual de Estudo de Exame de Mamas e um vídeo da prática do exame, ambos produzidos pelos monitores da disciplina. Somando a preparação prévia com o guia de estudos e a consolidação desse conhecimento praticando em manequins do Laboratório de Habilidades, esperamos dar mais destreza aos alunos nas práticas simuladas e nas práticas ambulatoriais. MÉTODO: Para mensurar objetivamente o impacto desse modelo de ensino, será feita a análise do desempenho dos alunos em uma avaliação clínica objetivamente estruturada (OSCE), que examina a competência clínica de forma estruturada focando mais no fazer, através de um “checklist” de passos a serem feitos no exame das mamas. A avaliação será gravada em vídeo para reduzir a subjetividade da avaliação final dos alunos pelos monitores e professores. RESULTADOS: Ainda se faz presente ações a serem continuadas nos próximos meses e comparadas qualitativamente com as turmas anteriores. CONCLUSÃO: A experiência vem sendo satisfatória, a fim de desenvolver nos estudantes a habilidade necessária para um exame de mamas bem realizado.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXVI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.