O IMPACTO QUE AS VIVÊNCIAS DA DISCIPLINA “CURRÍCULOS, PROGRAMAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA” TIVERAM SOBRE O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE SE PENSAR O CURRÍCULO E SUA PROPOSIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Autores

  • Valberson da Silva Pereira
  • Isabele Albuquerque de Andrade
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O trabalho teve por objetivo analisar o impacto que as vivências da disciplina “currículos, programas e avaliação em educação física” tiveram sobre o entendimento dos alunos acerca da importância de se pensar o currículo e sua proposição para a Educação Física Escolar (EFE), no contexto da formação inicial docente. O trabalho contou com a participação de 21 alunos matriculados na disciplina no turno tarde e 10 alunos matriculados no turno da noite, contabilizando 31 alunos participantes, que transitam entre o 6º e o 8º semestre. As respostas foram coletadas através de questionário aberto, ao final do semestre 2017.1, no encerramento da disciplina. A partir da análise dos questionários, foi possível notar uma grande variedade de respostas quanto ao entendimento dos alunos sobre a forma de pensar o currículo. E com quase unanimidade (97,0%), todos concordaram que a disciplina mudou a forma de pensar o currículo e sua proposição para a EFE. As principais mudanças assinaladas pelos alunos foram: a) Como se dá a elaboração do currículo; b) As várias possibilidades do currículo; c) Integração do currículo e conteúdos; d) Currículo e o vínculo com o planejamento; e) Currículo e a relação com o público alvo, contexto social e objetivo. Concluímos, portanto que a disciplina obteve êxito tanto com sua avaliação positiva através dos aspectos didáticos-metodológicos quanto em despertar nos alunos um entendimento mais ampliado sobre o currículo e sua aplicação no contexto da formação inicial docente.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Iniciação à Docência