PORTFÓLIO REFLEXIVO: UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO EM MEDICINA

Authors

  • Claudia Regina Fernandes
  • Karen Lopes Cunha
  • Caroline Cleophas Lobo Leite
  • Heraldo Lobo Filho
  • Claudia Regina Fernandes

Abstract

Introdução: O portfólio reflexivo é um conjunto de registros realizados por estudantes a respeito de suas vivências no processo ensino-aprendizagem, onde evidência os seus esforços, os seus progressos e os resultados que alcançou nas diferentes áreas de aprendizagem. Quando se pensa e se reflete sobre aquilo que se faz, a verdadeira aprendizagem aparece. Assim, o portfólio reflexivo é uma importante ferramenta utilizada na formação médica no contexto de um currículo inovador. Objetivos: Desenvolver no estudante a capacidade de pensar sobre o próprio percurso de aprendizagem, valorizando o ensino centrado no estudante e na sua capacidade de construir conhecimentos com autonomia.  Métodos: O estudante é convidado a registrar semanalmente em plataforma online utilizada na disciplina de Emergências suas experiências e vivências nos plantões de emergências em diversos hospitais públicos de Fortaleza, respondendo a tópicos como: “O que aprendi sobre mim mesmo?”, “O que é que aprendi sobre os outros?”, “Quais experiências novas fiz?”, “O que é que faço ou farei de maneira diferente do que fiz até aqui?”. Resultados: Análises preliminares apontam que houve um gradativo desenvolvimento do pensamento crítico e um processo de autoavaliação. Os depoimentos presentes os portfolios apresentam relatos sobre o crescimento, sobre as transformações pessoais a partir das relações vivenciadas e sobre questionamentos da realidade para que se possa modificar o futuro. Conclusões: A utilização de portfólios reflexivos pelos próprios estudantes, em conjunto, possibilita uma aprendizagem com significado, sendo, portanto, bastante útil para a produção do conhecimento humano, para a formação de indivíduos críticos-reflexivos e para uma aprendizagem ativa.

Published

2017-11-08

Issue

Section

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência