PORTFÓLIO REFLEXIVO: UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO EM MEDICINA
Resumen
Introdução: O portfólio reflexivo é um conjunto de registros realizados por estudantes a respeito de suas vivências no processo ensino-aprendizagem, onde evidência os seus esforços, os seus progressos e os resultados que alcançou nas diferentes áreas de aprendizagem. Quando se pensa e se reflete sobre aquilo que se faz, a verdadeira aprendizagem aparece. Assim, o portfólio reflexivo é uma importante ferramenta utilizada na formação médica no contexto de um currículo inovador. Objetivos: Desenvolver no estudante a capacidade de pensar sobre o próprio percurso de aprendizagem, valorizando o ensino centrado no estudante e na sua capacidade de construir conhecimentos com autonomia. Métodos: O estudante é convidado a registrar semanalmente em plataforma online utilizada na disciplina de Emergências suas experiências e vivências nos plantões de emergências em diversos hospitais públicos de Fortaleza, respondendo a tópicos como: “O que aprendi sobre mim mesmo?”, “O que é que aprendi sobre os outros?”, “Quais experiências novas fiz?”, “O que é que faço ou farei de maneira diferente do que fiz até aqui?”. Resultados: Análises preliminares apontam que houve um gradativo desenvolvimento do pensamento crítico e um processo de autoavaliação. Os depoimentos presentes os portfolios apresentam relatos sobre o crescimento, sobre as transformações pessoais a partir das relações vivenciadas e sobre questionamentos da realidade para que se possa modificar o futuro. Conclusões: A utilização de portfólios reflexivos pelos próprios estudantes, em conjunto, possibilita uma aprendizagem com significado, sendo, portanto, bastante útil para a produção do conhecimento humano, para a formação de indivíduos críticos-reflexivos e para uma aprendizagem ativa.Descargas
Publicado
2017-11-08
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
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