A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL POR CRIANÇAS PEQUENAS: BASES TEÓRICAS DESSA PESQUISA
Resumo
Resumo No contexto da pesquisa "A construção da identidade étnico racial por crianças pequenas: a participação das professoras e dos pares" foram realizados estudos sobre dois temas principais: a construção da identidade na criança, com base na teoria psicogenética de Wallon (1989, 2007 e 2008) e acerca da discriminação étnico-racial em instituições de Educação Infantil. Enfocando o segundo tema, o presente trabalho pretende discutir as várias formas que a discriminação assume e como ela é percebida pelas crianças. Rosemberg (2012) discute o direito à creche da criança negra no contexto dos debates sobre infância e relações raciais, indicando a precariedade da educação e a insuficiência de políticas públicas voltadas para ela, focaliza a condição de cidadania de crianças de zero a seis anos. Cruz, Silva e Aquino (2015) relataram as experiências que as crianças, singularmente as crianças negras, vivenciaram na educação infantil para a construção da sua identidade étnico-racial, sinalizando atividades superficiais e sem propósito pedagógico, a exclusão de crianças negras em determinadas atividades, assim como também a distinção de tratamento das professoras em relação às crianças brancas e negras. Cristina Teodoro Trinidad (2011) aponta o silêncio do pertencimento racial na família e na escola, enfatizando os efeitos da desigualdade racial na educação infantil, sendo percebidos na qualidade desta educação, nos materiais e equipamentos sucateados e o despreparo dos profissionais da área. Como resultado parcial, consideramos que ainda é presente a desigualdade quanto à qualidade e acesso a educação entre crianças brancas e pretas, além da discriminação delas por parte do educador. O exame destas pesquisas foi de suma importância para compreensão dos fatores sociais e históricos envolvidos no processo de construção da identidade étnico-racial e como ele acontece no contexto das instituições que oferecem a Educação Infantil.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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