A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO SUBSIDIADA PELA A SEQUÊNCIA FEDATHI E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
Resumo
Apresentamos uma reflexão em relação aos subsidio das metodologia de educação matemática, principalmente a Sequência Fedathi (SF), aliada a Teoria da Objetivação (TO) para o ensino a matemática dentro do curso de pedagogia, fundamentado pela realidade das práticas pedagógicas dentro da sala de aula. A vista disso, objetivamos estabelecer quais são os obstáculos a respeito da formação matemática, bem como as fortalezas, por meio de analises durante oficinas elaboradas sob essa perspectiva matemática, bem como entrevistas com alunos e professores do ensino a matemática. Com isso, pretendemos que os sujeitos dessa pesquisa possam assumir uma maior consciência sobre sua ação docente, voltada principalmente ao ensino da matemática, uma vez que a mesma possui um currículo precarizado dentro do curso. Ademais, que os sujeitos sejam capazes de contemplar uma relação teórico-prática de forma construtiva para a sala de aula. Além disso, os dados iniciais apontam que o uso da SF e da TO auxiliam a pessoa na aprendizagem da matemática crítica. Por fim, consideramos que é importante uma formação para superar esses obstáculos, para isso, mostramos a SF e a TO como metodologia e teoria que se preocupam com o desenvolvimento do aluno, desde a maturação à vivência da pratica na sala de aula, fugindo dos modelos conteudista e mecanizados da matemática, e tem como objetivo uma formação crítico-reflexivo, alunos que tenham consciência de seus saberes, e isso sob mediação instigadora do professor. Com efeito, avaliamos, assim, a pesquisa como uma forma de melhorar a formação matemática do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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