ATIVIDADES DE ENSINO & DE INTERVENÇÃO PRÁTICA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA 2022.1 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (UFC)

Authors

  • Iara Rafaela Gomes
  • Gabriel Afonso Fernandes de Castro

Abstract

A disciplina de Metodologia Científica (CJ0062) é um componente curricular obrigatório oferecido prioritariamente aos ingressantes dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, lotados no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (DEGEO – UFC). Tem o objetivo, segundo o Formulário de Regulamentação mais recente, de “estimular o processo de pesquisa na busca, produção e expressão do conhecimento, despertando no discente interesse e valorização desta em sua vida pessoal e profissional”. Para cumpri-lo, foi dividida em duas partes, uma teórica e outra de intervenção prática. Na teórica, examinou-se os tipos de conhecimento (popular, filosófico, religioso e científico); os métodos científicos de abordagem mais comuns (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético); os tipos de textos acadêmicos (resumo, ficha, resenha descritiva, resenha crítica, artigo, projeto de pesquisa e monografia); a formatação e normalização de textos acadêmicos; e os tipos de pesquisa científica (com foco particular na pesquisa-ação). A intervenção prática objetivou construir uma horta didática nas imediações do DEGEO-UFC e contou com práticas semanais na Horta Didática do Departamento de Fitotecnia da UFC. Efetivou-se mediante processo em seis fases: i) apresentação, pelo monitor, do projeto de pesquisa-ação; ii) roda de conversa no DEGEO; iii) aplicação de questionário no DEGEO; iv) apresentação dos resultados coletados; v) visita ao espaço físico e projetamento da intervenção; vi) oficina de mobilização de construção. O resultado foi uma horta mandala, e concluiu-se que a prática engajou eficientemente os alunos no aprendizado de metodologia científica, demonstrando-se ao final da disciplina a utilidade dos procedimentos científicos para a realização concreta e integral de uma pesquisa.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XVI Encontro de Práticas Docentes