APLICAÇÃO DE GINCANA TEÓRICA COMO MÉTODO DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO PARA AS ATIVIDADES CLÍNICAS COM OS ALUNOS DA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA LABORATORIAL
Abstract
INTRODUÇÃO: Durante as diversas disciplinas de atendimento clínico da graduação do curso de odontologia da UFC, os alunos lidam com variados pacientes e casos distintos relacionados a especialidade de dentística, necessitando de conhecimento teórico sobre materiais a serem utilizados, técnicas, riscos e entre outros. Para isso, se viu essencial a elaboração de atividades que reforcem esses conhecimentos teóricos sobre a dinâmica clínica para os alunos. METOLOGIA: Diante do exposto, a monitoria da disciplina de Dentistica Laboratorial aplicou uma gincana envolvendo teoria e prática, com o objetivo de estimular tomadas de decisões, raciocínio lógico e aprimorar as habilidades manuais. Foram elaboradas questões teóricas sobre as funções e características importantes dos materiais utilizados nas práticas, e identificação de erros relacionados as características dos preparos cavitários específicos de cada classe. Para cada questão foi dado um tempo de 40 segundos para responder, com um monitor junto ao aluno para registrar o seu desempenho e proporcionar um feedback ao mesmo. Posteriormente, foi elaborado um formulário em que os alunos avaliaram a eficácia da gincana nos atendimentos da disciplina de Dentística Operatória I. RESULTADOS: 30 alunos (100%) participaram da gincana. Desse total, 27 alunos (90%) responderam ao formulário. 100% dos alunos afirmaram que o material contemplou os assuntos ministrados, 95% afirmaram que as questões teóricas da gincana foram úteis na fixação do conteúdo, 90% afirmaram que os assuntos foram pertinentes na abordagem clínica da disciplina de Dentística Operatória I. CONCLUSÃO: A aplicação da gincana como método para fixação para as atividades clínicas se mostrou bem efetivo, isto pois esse método requer a participação de todos os alunos, estimula a revisão do conteúdo, e fornece mais segurança ao aluno sobre os temas abordadosDownloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.