APLICAÇÃO DE GINCANA TEÓRICA COMO MÉTODO DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO PARA AS ATIVIDADES CLÍNICAS COM OS ALUNOS DA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA LABORATORIAL

Autores/as

  • Francisco Samuel da Costa Soares
  • Raul Matheus Pitombeira de Sousa
  • Letícia Cardoso de Vasconcelos Rocha
  • Eduardo Victor Vieira de Lima
  • Emmanuel Arraes de Alencar Junior

Resumen

INTRODUÇÃO: Durante as diversas disciplinas de atendimento clínico da graduação do curso de odontologia da UFC, os alunos lidam com variados pacientes e casos distintos relacionados a especialidade de dentística, necessitando de conhecimento teórico sobre materiais a serem utilizados, técnicas, riscos e entre outros. Para isso, se viu essencial a elaboração de atividades que reforcem esses conhecimentos teóricos sobre a dinâmica clínica para os alunos. METOLOGIA: Diante do exposto, a monitoria da disciplina de Dentistica Laboratorial aplicou uma gincana envolvendo teoria e prática, com o objetivo de estimular tomadas de decisões, raciocínio lógico e aprimorar as habilidades manuais. Foram elaboradas questões teóricas sobre as funções e características importantes dos materiais utilizados nas práticas, e identificação de erros relacionados as características dos preparos cavitários específicos de cada classe. Para cada questão foi dado um tempo de 40 segundos para responder, com um monitor junto ao aluno para registrar o seu desempenho e proporcionar um feedback ao mesmo. Posteriormente, foi elaborado um formulário em que os alunos avaliaram a eficácia da gincana nos atendimentos da disciplina de Dentística Operatória I. RESULTADOS: 30 alunos (100%) participaram da gincana. Desse total, 27 alunos (90%) responderam ao formulário. 100% dos alunos afirmaram que o material contemplou os assuntos ministrados, 95% afirmaram que as questões teóricas da gincana foram úteis na fixação do conteúdo, 90% afirmaram que os assuntos foram pertinentes na abordagem clínica da disciplina de Dentística Operatória I. CONCLUSÃO: A aplicação da gincana como método para fixação para as atividades clínicas se mostrou bem efetivo, isto pois esse método requer a participação de todos os alunos, estimula a revisão do conteúdo, e fornece mais segurança ao aluno sobre os temas abordados

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência