AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA MEDIAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO
Resumo
A pesquisa intitulada “Avaliação diagnóstica da qualidade da mediação docente nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC)” foi desenvolvida entre os anos 2014 e 2017, tendo como objetivo central realizar diagnóstico da qualidade da mediação dos docentes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em conformidade com a proposta teórica de Reuven Feuerstein. Como objetivo secundário pretendeu-se estabelecer os parâmetros métricos de validade e de fiabilidade interna do instrumento voltado à avaliação da qualidade da mediação de docentes em ambiente universitário. A amostra de alunos foi composta por 531 universitários, sendo 181 pertencentes aos cursos das Ciências da Saúde, 179 oriundos dos cursos das Ciências da Natureza e Tecnologia e 171 matriculados em cursos das Ciências Humanas. Do total de 531 universitários, 309 eram mulheres (58,2%) e 222 homens (41,8%), com média de idade de 22,4 anos (desvio padrão 3,6 anos) e amplitude de 17 a 60 anos. A maioria do alunado cursava bacharelado (n = 359 ou 67,6%), embora houvesse expressivo grupo nas licenciaturas (n = 172 ou 32,4%). Esse quantitativo de alunos (N = 531) representou 2% do universo de aproximadamente 26.000 alunos regularmente matriculados nos 126 cursos presenciais de graduação da UFC, conforme dados institucionais de 20151. Outrossim, os 12 cursos do presente estudo representaram aproximadamente 9,5% do total de cursos presencias. os resultados revelaram uma estrutura fatorial na qual as 26 assertivas do instrumento foram agrupadas nos quatro fatores universais, conforme teorizado: intencionalidade e reciprocidade; transcendência; mediação do significado; consciência da modificabilidade. Os autovalores dos fatores extraídos variaram entre 1,33 e 9,14, enquanto a variância explicada pelos quatro fatores já referidos variou de 5,13% a 35,15%. A fidedignidade obteve valores para os coeficientes Alfa de Cronbach entre 0,71 e 0,91.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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