CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA O APERFEIÇOAMENTO DE HABILIDADES COMUNICATIVAS DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS (EAP)

Autores/as

  • Sabrina Maria Feitosa Moreira
  • Paulo Roberto Nogueira de Andrade

Resumen

O Núcleo de Línguas (Nucli-Inglês), através do Programa Idioma sem Fronteiras (ISF) e com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), visa impulsionar a internacionalização do Ensino Superior Brasileiro através de práticas docentes, como a regência docente para estudantes de Letras e a realização de cursos e eventos para toda a comunidade acadêmica. Dentre as ações citadas, estão as ofertas de eventos que pretendem promover discussões e análises em torno de assuntos de relevância política, cultural e social em língua inglesa. O presente trabalho tem como principal objetivo relatar a experiência de preparação e condução do evento “Book Club”, ofertado em agosto de 2022 e ministrado através da plataforma Google Meet, que propôs discussões em torno do conto “The Legacy” da escritora inglesa Virginia Woolf. Também objetiva apresentar possíveis contribuições que a leitura interpretativa e a produção crítica de debates em torno do texto literário podem trazer para a aperfeiçoar as habilidades e estratégias de comunicação na língua inglesa para fins acadêmicos (EAP). Por meio da análise do material utilizado na preparação e mediação do evento, da quantidade de alunos e sua participação ativa por meio do chat e microfone, foi possível avaliar o desempenho de suas habilidades de escrita, leitura e comunicação oral em língua inglesa. A partir da análise pode-se observar que o texto literário oferece possibilidades enriquecedoras para o aperfeiçoamento de habilidades acadêmicas complexas, como a formação de pensamento crítico, a compreensão leitora e oratória. A promoção de eventos de leitura e discussão de textos literários demonstrou-se um frutífero meios de possibilitar que a comunidade acadêmica entre em contato com a língua inglesa, assim como também promover a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XVI Encontro de Práticas Docentes