O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NA FORMAÇÃO DE JOVENS SOB A ÓTICA DO RELATÓRIO THE FUTURE OF JOBS: ESTUDO DO PROGRAMA MINIEMPRESA.
Resumo
As mudanças no âmbito do trabalho repercutiram na dinâmica das forças produtivas, e portanto, hoje os trabalhadores são requisitados com maior qualificação e com competências desenvolvidas no negócio. As transformações que a internet, a robótica e a inteligência artificial trouxeram para o mundo do trabalho exigiu que jovens, empregados e gestores de empresa se adaptassem ao novo cenário laboral. Hoje, a busca pela a efetividade operacional se mostra, cada vez mais, condição sine qua non para as organizações alcançarem maiores níveis de excelência na competitividade global. Esta pesquisa objetivou identificar a convergência entre as competências desenvolvidas no Programa Miniempresa e as dez competências para 2020 do Relatório The Future of Jobs do Fórum Mundial Econômico. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa com egressos que participaram durante o período de 2013 a 2016, do Programa Miniempresa, e as informações coletadas receberam análise de conteúdo temático categorial das narrativas individuais. Constatou-se o desenvolvimento de competências nos participantes, tais como: relacionamento interpessoal, gestão do tempo, liderança, planejamento, visão de longo prazo, persuasão, responsabilidade dentre outros. A comparação das competências desenvolvidas no Miniempresa com as previstas no Relatório The Future of Jobs demonstra a intrínseca convergência entre ambas, inferindo-se a afinidade da formação do programa com a visão prevista pelo relatório.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXVII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.