O USO DA MÍDIA VÍDEO NO CURSO TÉCNICO EM AGENTE DE SAÚDE: CONTEXTUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Elzenir Neves CandÉa Silva
  • Ana Lucia Balbino da Silva
  • Samuel Bastos Balbino de Almeida
  • Messias Bastos de Almeida
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

A linguagem audiovisual é muito utilizada na produção do material didático mídia vídeo, voltado para a educação a distância, pois, configura-se como uma linguagem desafiadora e altamente comunicativa, que perpassa a responsabilidade de possuir um alto nível de qualidade e direcionamento específico. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mais Conasems possui uma interface intuitiva, com teleaula, aula interativa, fórum, material complementar, e uma atividade avaliativa. O material didático em vídeo foi contextualizado conforme a rotina profissional do agente de saúde. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada no AVA Conasems, no Curso Técnico em Agente de Saúde, na turma ACS-0914, com 50 alunos, entre agosto e setembro de 2022. Utilizou-se da técnica de observação do AVA e os instrumentos de análises foram o relatório do aluno, avaliação online do aluno, fórum de discussão. As análises realizadas permitiram observar a relação da contextualização presente nos conteúdos midiáticos e a profissão do Agente de Saúde, que consideraram não apenas os conhecimentos prévios discentes, mas toda realidade vivenciada no cotidiano deste profissional, sendo uma forma de conhecer-se e valorizar-se, proporcionando uma Educação Permanente. Os resultados observados apontaram para o estímulo ao estudo através da potencialidade das teleaulas e aulas Interativas do AVA, proporcionando a permanência dos alunos no curso, onde de cinquenta alunos, apenas dois alunos não seguiram, por questões pessoais. A turma seguiu acessando os vídeos e realizando todas as atividades dentro do prazo prescrito no AVA Conasems. Considera-se que o Ambiente Virtual de Aprendizagem Mais Conasems, ao explorar toda a potencialidade existente na linguagem audiovisual e relacionando a prática profissional às atividades propostas no AVA, contribuiu de forma efetiva para aprendizagem discente em formação permanente.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XVI Encontro de Práticas Docentes