REATIVAÇÃO DE UM GRUPO DE PUERICULTURA COLETIVA
INTEGRANDO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v19.n1.42304Palavras-chave:
Saúde da criança. Promoção da saúde. Educação em saúde. Planejamento em saúde. Intervenção comunitária.Resumo
O grupo de puericultura constitui uma estratégia de ampliação da promoção e prevenção da saúde da criança, oportunizando a qualificação da assistência e o desenvolvimento de atividades educativas com mães. Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na reativação de grupo de puericultura coletiva de um Centro de Saúde da Família (CSF) de um município do interior do estado Ceará. Trata-se de um relato de experiência, referente às atividades de extensão desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no período de junho a agosto de 2019. Estas atividades tiveram como objetivo contribuir para melhoria da qualidade dos serviços voltados à promoção da saúde materno-infantil. Utilizou-se o modelo de planejamento em saúde proposto por Imperatori & Giraldes (1993), constituído de três etapas: Elaboração do Plano; Execução e Avaliação, a partir do qual elaborou-se como intervenção comunitária a reativação de um grupo de puericultura coletiva. Foram realizadas atividades educativas com as mães, baseando-se nos princípios de Paulo Freire (2011), abordando temas como: desenvolvimento psicomotor da criança; prevenção de acidentes e primeiros socorros; crescimento, desenvolvimento e hábitos de vida saudáveis. A reativação do grupo de puericultura coletiva se mostrou uma estratégia efetiva na ampliação da atenção à saúde das crianças adscritas à unidade saúde, sendo também um espaço de diálogo, esclarecimento de dúvidas, troca de experiências e saberes com as mães. Além disso, proporcionou aos acadêmicos o aprimoramento de competências e habilidades, e conhecimentos a respeito da assistência à saúde da criança.