ABRAÇANDO O AUTISMO

INTERVENÇÃO INFANTIL E CAPACITAÇÃO DE PAIS DE AUTISTAS

Autores

  • Elias Cosme de Lacerda Filho Universidade Federal do Ceará
  • Felipe José Lima Paiva Universidade Federal do Ceará
  • Estefânea Élida da Silva Gusmão Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.43799

Palavras-chave:

Autismo, Intervenção, Capacitação, Avaliação

Resumo

O objetivo do presente relato de experiência é apresentar o projeto “Abraçando o Autismo”, além de descrever as atividades realizadas no ano de 2019. O projeto “Abraçando o Autismo”, vinculado ao Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde, dedica-se a intervir em crianças, pais e público universitário. O projeto teve início no ano de 2019, utilizando como referencial teórico a Análise do Comportamento Aplicada, as atividades se dividiram em: intervenções em crianças autistas, capacitação de pais e capacitação do público universitário para serem potenciais extensionistas. Em 2019 o projeto foi iniciado na instituição “Projeto Diferente: Centro de Vida para Pessoas com Autismo” para realizar as intervenções infantis e com os pais, com as capacitações de cuidadores sendo realizadas na Universidade Federal do Ceará. Os resultados do ano de 2019 apontaram a eficácia preliminar das intervenções e corroboraram a necessidade do aumento da carga horária de intervenção em todos os públicos.

Biografia do Autor

Elias Cosme de Lacerda Filho, Universidade Federal do Ceará

Estuda na Universidade Federal do Ceará, graduação em psicologia. Atuou como Acompanhante Terapêutico (AT) nas empresas Neuropsicocentro (NPC) e Imagine Tecnologia Comportamental ®, na condição de estagiário. Atuou como monitor da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e atualmente é monitor da disciplina de Análise Experimental do Comportamento. Tem interesse nas áreas de: Análise do Comportamento, Análise do Comportamento Aplicada, Desenvolvimento Humano Típico e Atípico, Comportamento Verbal e Desenvolvimento de Repertório e Fenômenos Culturais (Texto informado pelo autor)

Estefânea Élida da Silva Gusmão, Universidade Federal do Ceará

Professora de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Ceará desde 2015 (UFC - Campus Fortaleza). Foi professora na Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2009-2015), Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2009) e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2004), tendo Formação em Psicologia na abordagem Cognitivo-Comportamental por esta mesma Universidade (2002). Coordenadora do Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde (NapsiS-UFC) e Coordenadora da Clínica-escola de Psicologia da UFC. Tem como principais temas de pesquisa e atuação profissional: Psicologia Positiva e Cognitivo-Comportamental, com foco na Educação Emocional Positiva, Avaliação e Intervenção psicológicas, relações parentais, vinculação afetiva e desenvolvimento afetivo e social. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2022-03-18