ABRAÇANDO O AUTISMO

INTERVENÇÃO INFANTIL E CAPACITAÇÃO DE PAIS DE AUTISTAS

Autores/as

  • Elias Cosme de Lacerda Filho Universidade Federal do Ceará
  • Felipe José Lima Paiva Universidade Federal do Ceará
  • Estefânea Élida da Silva Gusmão Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.43799

Palabras clave:

Autismo, Intervenção, Capacitação, Avaliação

Resumen

O objetivo do presente relato de experiência é apresentar o projeto “Abraçando o Autismo”, além de descrever as atividades realizadas no ano de 2019. O projeto “Abraçando o Autismo”, vinculado ao Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde, dedica-se a intervir em crianças, pais e público universitário. O projeto teve início no ano de 2019, utilizando como referencial teórico a Análise do Comportamento Aplicada, as atividades se dividiram em: intervenções em crianças autistas, capacitação de pais e capacitação do público universitário para serem potenciais extensionistas. Em 2019 o projeto foi iniciado na instituição “Projeto Diferente: Centro de Vida para Pessoas com Autismo” para realizar as intervenções infantis e com os pais, com as capacitações de cuidadores sendo realizadas na Universidade Federal do Ceará. Os resultados do ano de 2019 apontaram a eficácia preliminar das intervenções e corroboraram a necessidade do aumento da carga horária de intervenção em todos os públicos.

Biografía del autor/a

Elias Cosme de Lacerda Filho, Universidade Federal do Ceará

Estuda na Universidade Federal do Ceará, graduação em psicologia. Atuou como Acompanhante Terapêutico (AT) nas empresas Neuropsicocentro (NPC) e Imagine Tecnologia Comportamental ®, na condição de estagiário. Atuou como monitor da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e atualmente é monitor da disciplina de Análise Experimental do Comportamento. Tem interesse nas áreas de: Análise do Comportamento, Análise do Comportamento Aplicada, Desenvolvimento Humano Típico e Atípico, Comportamento Verbal e Desenvolvimento de Repertório e Fenômenos Culturais (Texto informado pelo autor)

Estefânea Élida da Silva Gusmão, Universidade Federal do Ceará

Professora de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Ceará desde 2015 (UFC - Campus Fortaleza). Foi professora na Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2009-2015), Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2009) e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2004), tendo Formação em Psicologia na abordagem Cognitivo-Comportamental por esta mesma Universidade (2002). Coordenadora do Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde (NapsiS-UFC) e Coordenadora da Clínica-escola de Psicologia da UFC. Tem como principais temas de pesquisa e atuação profissional: Psicologia Positiva e Cognitivo-Comportamental, com foco na Educação Emocional Positiva, Avaliação e Intervenção psicológicas, relações parentais, vinculação afetiva e desenvolvimento afetivo e social. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2022-03-18