LAPFES

POR UM ESPAÇO DE COMPREENSÃO E REINVENÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA

Autores

  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Ilo Lima Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v21.n1.43801

Palavras-chave:

ensino, pesquisa, extensão, graduação, psicologia

Resumo

Como resposta à tendência generalista da graduação em Psicologia, em 2015, foi fundado o Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES), com intuito de aprofundar a formação dos alunos em estudos socialmente contextualizados, seguindo uma perspectiva de base fenomenológica. Assim, a proposta deste artigo é apresentar, de uma maneira geral, as ações do laboratório em todos os seus aspectos institucionais. Foram realizadas consultas aos documentos de cadastros, arquivos de ações e, principalmente, ao Regimento Interno do LAPFES e ao seu Memorial. O texto foi dividido de forma a abordar separadamente os eixos de pesquisa, ensino e extensão trabalhados no laboratório. Ao todo o LAPFES promoveu 12 ações de extensão, 7 pesquisas, 28 grupos de estudos, 10 cursos de extensão, e fez mais de 7.000 atendimentos à comunidade em geral em diferentes contextos de saúde com o plantão psicológico. Conclui-se que o LAPFES, ao longo dos seus anos de existência, se destacou nas diversas ações promovidas, com impacto e relevância social.

 

Biografia do Autor

Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade da UFC (LAPFES)

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Publicado

2021-07-09