LAPFES

POR UM ESPAÇO DE COMPREENSÃO E REINVENÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA

Autores/as

  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Ilo Lima Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v21.n1.43801

Palabras clave:

ensino, pesquisa, extensão, graduação, psicologia

Resumen

Como resposta à tendência generalista da graduação em Psicologia, em 2015, foi fundado o Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES), com intuito de aprofundar a formação dos alunos em estudos socialmente contextualizados, seguindo uma perspectiva de base fenomenológica. Assim, a proposta deste artigo é apresentar, de uma maneira geral, as ações do laboratório em todos os seus aspectos institucionais. Foram realizadas consultas aos documentos de cadastros, arquivos de ações e, principalmente, ao Regimento Interno do LAPFES e ao seu Memorial. O texto foi dividido de forma a abordar separadamente os eixos de pesquisa, ensino e extensão trabalhados no laboratório. Ao todo o LAPFES promoveu 12 ações de extensão, 7 pesquisas, 28 grupos de estudos, 10 cursos de extensão, e fez mais de 7.000 atendimentos à comunidade em geral em diferentes contextos de saúde com o plantão psicológico. Conclui-se que o LAPFES, ao longo dos seus anos de existência, se destacou nas diversas ações promovidas, com impacto e relevância social.

 

Biografía del autor/a

Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade da UFC (LAPFES)

Publicado

2021-07-09