PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA GESTANTES COM ÊNFASE NA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA

Autores

  • Karine Rezende-Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Nathália Sousa Lima Universidade Federal de Uberlândia-Campus Pontal
  • Thádia Evelyn Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Iliana Claudia Balga Milián Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafaela José da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Priscila Silva Franco Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.43836

Palavras-chave:

Toxoplasmose congênita. Educação em saúde. Gestantes.

Resumo

Toxoplasmose congênita é uma doença de importância clínica que acomete tecidos fetais causando sérios problemas aos recém-nascidos. O conhecimento de gestantes sobre a forma de transmissão e consequências clínicas da doença pode diminuir casos da doença. O objetivo foi avaliar, por meio de um questionário, os conhecimentos e conduta de profissionais da saúde e gestantes atendidas nas Unidades de Saúde e nos Centros de Assistência Social de Ituiutaba em relação à toxoplasmose congênita e desenvolver ações educativas para orientação acerca das consequências para o recém-nascido. Participaram 149 gestantes e 12 profissionais da saúde, respondendo um questionário sobre formas de transmissão e profilaxia e assistindo uma palestra de orientação e esclarecimento. As gestantes participaram de oficinas para confecção de material informacional. A faixa etária média das gestantes foi 25 ±6,6 anos, sendo que 34,2% concluíram o ensino médio e 49,6% afirmaram ter ouvido falar da doença, sendo a principal forma de transmissão do parasito a vertical (37%) seguida do contato com as fezes contaminadas do gato (31,5%) e ingestão de carne crua ou mal cozida (29,5%). A maioria dos profissionais de saúde (66,6%) afirmou explicar a doença e formas de prevenção para as gestantes e todos as orientam sobre a soroconversão na gestação. Porém, algumas não são capazes de compreender a importância da doença, principalmente as consequências para o seu filho. Esse fato ficou perceptível durante as palestras e oficinas. Cabe aos profissionais de saúde aperfeiçoar o acompanhamento pré-natal das gestantes, alertando-as sobre os meios de transmissão e controle da toxoplasmose.

Biografia do Autor

Nathália Sousa Lima , Universidade Federal de Uberlândia-Campus Pontal

Bióloga, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil

Thádia Evelyn Araújo , Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda, Curso de Pós graduação em Parasitologia e Imunologia Aplicadas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Iliana Claudia Balga Milián, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda, Curso de Pós graduação em Parasitologia e Imunologia Aplicadas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Rafaela José da Silva , Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda, Curso de Pós graduação em Parasitologia e Imunologia Aplicadas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Priscila Silva Franco, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora, Curso de Pós graduação em Parasitologia e Imunologia Aplicadas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Downloads

Publicado

2022-03-18