BANCADA EDUCATIVA DE UMA TURBINA HIDROCINÉTICA EM ESCALA REDUZIDA
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.60068Palavras-chave:
Turbina Hidrocinética., Energia Oceânica., Bancada de Ensino.Resumo
A sociedade moderna precisa de uma demanda cada vez maior de energia para continuar desenvolvendo e mantendo suas atividades diárias. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta o desenvolvimento e a elaboração de um banco didático que demonstra e simula os fenômenos da geração de energia elétrica por meio de um sistema hidrocinético, sendo apresentado a alunos do ensino médio da rede pública de São Luís, com o objetivo de disseminar e despertar o interesse desses estudantes em relação à geração e consumo de energias renováveis. O trabalho foi realizado em etapas que incluíram a construção, testes e apresentação da bancada, aplicação de um questionário aos alunos e avaliação das respostas do questionário. Com isso, verificou-se que há um déficit no conhecimento dos estudantes em relação às tecnologias de fontes renováveis e ao potencial energético do litoral do estado do Maranhão, Pará e Amapá para a construção de usinas de geração de energia oceânica.