UFC DE PORTAS ABERTAS

LEVANDO O CURSO DE MEDICINA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE SOBRAL-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v23.n1.71191

Palavras-chave:

Ação social, Extensão Universitária, Espaço de ciências, Histologia

Resumo

A universidade tem o compromisso social de difundir o saber e o conhecimento nela gerada, sendo a extensão a principal ferramenta para atingir esse propósito. Considerando o ensino, a pesquisa e a extensão como o tripé formador da universidade, a divulgação do fazer ciência através de um projeto de extensão guiado por discentes atende com excelência os três eixos. Assim, o Projeto Portas Abertas: Histologia, uma visão microscópica da vida, criado em 2016, objetiva mostrar uma visão histológica, científica e prática desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará campus de Sobral nas instalações do curso de medicina, tendo alunos do ensino médio da cidade de Sobral e regiões circunvizinhas como público-alvo. Dessa forma, será relatada a experiência de discentes integrantes do projeto, usando um caráter descritivo e analítico das ações desenvolvidas no período de março de 2018 a dezembro 2019, resultando na colaboração de 12 integrantes do projeto e beneficiando mais de 200 alunos. Após uma roda de conversa e apresentação da Universidade, os alunos visitantes assistiram aula teórico e prática de Histologia e Embriologia, além de visitarem os laboratórios de anatomia, laboratórios de pesquisa, bem como outras instalações do Curso de Medicina da UFC Campus de Sobral. Conclui-se que o projeto atingiu seu objetivo à medida que propiciou trocas de saberes entre os acadêmicos do curso de medicina e alunos do ensino médio e divulgou o conhecimento científico gerado na universidade para a comunidade. 

Biografia do Autor

Bruna Lara Alves Mota Felix, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Foi membro titular da Liga de Cirurgia e Anatomia de Sobral (2017-2019), da Liga Acadêmica Patologia Cirúrgica e Forense (2018-2019) e da Liga de Urologia de Sobral (2018-2019) . Atualmente, participa do Projeto de Extensão Portas abertas: uma visão microscópica da vida e é membro fundador do projeto de extensão MedAção.

Alana Nogueira Godinho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF/UECE) com área de concentração em Fisiologia Renal. Atua como Médica Veterinária da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral (2014).

Anderson Weiny Barbalho Silva, UFC - Campus Sobral

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (ano 2009), Mestrado (ano 2012) e Doutorado (ano 2016) em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa vinculado a Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS (Doutorado Sanduíche Nacional). Experiência em Docência no Ensino Superior no setor público e privado e Técnico no serviço público (UFC-Faculdade de Medicina; Campus Sobral). Tem experiência como docente orientador no Programa de Pós-graduação em Terapia Intensiva para Fisioterapeutas e Enfermeiros do Governo do Estado do Ceará (biênio - 2014/2015). Parecerista do Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral (CEUA-UFC). Experiência em Gestão Acadêmica; atou como Coordenador de Pesquisa e Extensão e atualmente atua como Coordenador Acadêmico no ensino privado. Dentro das ações extensionistas, orientou 6 projetos sociais de cunho interdisciplinar no curso de Enfermagem (ensino-privado). Atua nas áreas de Reprodução Animal, Cultivo celular in vitro, Biologia Geral, Biologia Celular e Molecular, Genética molecular, Embriologia, Histologia, Metodologia do Trabalho Científico; Saúde, Sociedade e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2022-09-23