UFC DE PORTAS ABERTAS
LEVANDO O CURSO DE MEDICINA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE SOBRAL-CE
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v23.n1.71191Palabras clave:
Ação social, Extensão Universitária, Espaço de ciências, HistologiaResumen
A universidade tem o compromisso social de difundir o saber e o conhecimento nela gerada, sendo a extensão a principal ferramenta para atingir esse propósito. Considerando o ensino, a pesquisa e a extensão como o tripé formador da universidade, a divulgação do fazer ciência através de um projeto de extensão guiado por discentes atende com excelência os três eixos. Assim, o Projeto Portas Abertas: Histologia, uma visão microscópica da vida, criado em 2016, objetiva mostrar uma visão histológica, científica e prática desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará campus de Sobral nas instalações do curso de medicina, tendo alunos do ensino médio da cidade de Sobral e regiões circunvizinhas como público-alvo. Dessa forma, será relatada a experiência de discentes integrantes do projeto, usando um caráter descritivo e analítico das ações desenvolvidas no período de março de 2018 a dezembro 2019, resultando na colaboração de 12 integrantes do projeto e beneficiando mais de 200 alunos. Após uma roda de conversa e apresentação da Universidade, os alunos visitantes assistiram aula teórico e prática de Histologia e Embriologia, além de visitarem os laboratórios de anatomia, laboratórios de pesquisa, bem como outras instalações do Curso de Medicina da UFC Campus de Sobral. Conclui-se que o projeto atingiu seu objetivo à medida que propiciou trocas de saberes entre os acadêmicos do curso de medicina e alunos do ensino médio e divulgou o conhecimento científico gerado na universidade para a comunidade.