ENGENHARIA NAS ESCOLAS, MEIO APROXIMADOR DO CT ÀS ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20301Keywords:
Topografia. Alunos. Vivência acadêmica. Engenharia.Abstract
Com o intuito de permitir uma maior aproximação dos alunos do ensino médio público à vivência acadêmica e a evidenciar a geometria estudada na escola em aplicação, foram selecionadas cinco escolas no entorno do Campus do Pici para uma atividade de extensão. A ação atingiu alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio (cerca de 800 alunos). Destes, foram selecionados 40 que estariam interessados em participar de um minicurso sobre noções de topografia. Assim, foram formadas duas turmas de 20 alunos. Os encontros ocorreram em dois sábados para cada turma, com carga horária de 10 horas, no Laboratório de Geomática Aplicada. Foram abordados temas como: levantamento planimétrico e altimétrico com explanações da teoria e a experimentação, no campo, com instrumentos topográficos (teodolitos, níveis, estações totais). Os resultados alcançados informaram que 96,15% dos participantes avaliaram como “ótimo” o minicurso, e relataram estar motivados em cursar engenharia na UFC.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 13133: Execução de levantamento topográfico. Rio de Janeiro, 1994. 35p.
CÂNDIDO, Luana Patrícia Silva et al. Áreas e distâncias na agrimensura: uma proposta didática de modelagem matemática para o ensino fundamental e médio. 2016.
ESPARTEL, Lelis. Curso de topografia. Globo, 1987.
GOOGLE, Google Maps. Disponível em:<https://www.google.com.br/maps/place/EEEP+J%
C3%BAlia+Giffoni/@-.7485532,8.5868168,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x7c74be9f5277
c7:0x7de019b89c82859c!8m2!3d-3.7485532!4d-38.5846281>. Acesso em: 12 de setembro de 2017.