MEDIA DAY: INCLUSÃO POR MEIO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v2.n16.20341Keywords:
Inclusão, Docência, TecnologiaAbstract
O Media Day é um projeto de extensão itinerante e tem o objetivo de fomentar os conhecimentos e habilidades dos seus participantes, proporcionando contato direto e prático com as áreas de estudo do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará, divulgando em diversas cidades do estado do Ceará os trabalhos desenvolvidos no curso e estimulando o interesse pela Universidade. O projeto tem como metodologia a preparação e a realização de oficinas durante um dia na escola pública promovendo a inclusão digital e a formação tanto dos participantes quanto dos alunos do curso. Realizado em algumas cidades do estado do Ceará, já contou com um público de aproximadamente 2025 participantes até agosto de 2017 totalizando 9 (nove) edições do evento. Os impactos positivos do projeto permitem a sua ampliação para outras cidades e outros públicos como a formação direta para professores, futuramente.References
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e Educação: trabalho e formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p.1181-1201, dez. 2004.
BONILLA, Maria Helena. O Brasil e a alfabetização digital. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, p. 7, 13 abr. 2001.
CAVALCANTE, Andrea Pinheiro Paiva; SILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Aulas de campo e as práticas educomunicativas: A sala de aula encontra a realidade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, 14., 2015, São Paulo. Anais... . São Paulo: Assibercom, 2015. v. 1, p. 1 - 14.
CÉLIO, Emiliano Rostand de Morais; PALMEIRA, Angelina; SILVA, Ricardo Moreira da. Inclusão digital: um desafio para a sociedade. Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 2, p.17-31, jun. 2012.
DEMO, Pedro. Inclusão digital – cada vez mais no centro da inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p.36-38, mar. 2005.
DIAS, Lia Ribeiro. Inclusão Digital como fator de Inclusão Social. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca. Inclusão digital: polêmica contemporânea. 2. ed. Salvador: Edufba, 2011. Cap. 3. p. 61-91.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra S/a, 1996. 54 p.
MARTINI, Renato. Inclusão Digital & Inclusão Social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p.21-23, mar. 2005.
NASCIMENTO, Maristella Santos et al. Oficinas pedagógicas: construindo estratégias para a ação docente. Saude.com, Bahia, v. 3, n. 1, p.85-95, maio 2007.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 2, n. 14, p.77-88, ago. 2009.
SILVA, R. H. A.; MEIRA, W. Rede de Inclusão e Letramento Digital - Rede. Lê. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSIT O UNIVERSIT UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: [s.n.], 2004
SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 1, p.28-36, maio 2005.